sábado, 19 de dezembro de 2009

Números pra que te quero...


Bom, antes por favor, eu faço agora esse post baseado no vídeo lá embaixo... Então pra você pegar a vibe toda dele, coloca ele pra carregar enquanto você lê. Vai ser bem mais divertido.

Isso tudo só pra dizer o quanto significantes nós somos... Quer dizer, cada um de nós é único no mundo. E nós somos formados de seres vivos. Ou por alguns (vários) milhões de células. Cada pedacinho de você aí é você e mesmo assim é um pedaço diferente de você. Aliás essas partes de você morrem o tempo todo. A poeira da sua casa, pelo menos 60% dela é formada de pó de você morto. Células mortas. Você morre o tempo todo antes de morrer de vez. Você começa a morrer na mesma hora em que entra nesse hospício, ou também entendido como fora do útero da sua mãe. Mas fica feliz, aqui é legal. Aqui tem uns 7 bilhões (e subindo!) de pessoas parecidas com você. Fazendo as contas, desde Adão e Eva, alguns malucos chegaram às contas de que passaram quase 100 bilhões de pessoas pelo nosso mundo. 100 BILHÕES, sacou?

Isso não é pra ninguém se sentir menor (embora eu ache que eventualmente o efeito seja o oposto), é só pra que quando eu falar em cosmologia vocês entendam do que eu estou falando... Nossa vida é muuuuuito grande. Tudo que acontece nela é grande na mesma proporção. A energia acumulada no que faz agente pensar e se locomover é enorme. Muito embora tem um fulano por aí que diz que a nossa alma pesa só uns 23 gramas...

E mesmo com tudo isso nós ainda somos beeeeem pequenininhos. Cheios de petulância com nossos emplastros e nossos subterfúgios... Agente começa a morrer justamente quando vive. Agente não passa a vida vivendo. Boa parte do tempo estamos morrendo e com medo de morrer.

E por que eu tô dizendo tudo isso?

Assista se você quiser.

Esse vídeo foi feito pelo Museu de História Natura da terra do Tio Sam. Tudo de acordo com o que agente sabe sobre o nosso universo até agora. Tudo na apropriada proporção.

Sinta-se agora poeira cósmica...

2 desocupados disseram alguma coisa:

Unknown | 19 de dezembro de 2009 às 22:44

kralho
deu vontade de jogar spore

Robson Lima | 19 de dezembro de 2009 às 23:52

Uau.

Depois dessa, o Antimonitor ou o Krona não são tão impossíveis de serem reais, de alguma forma.

Não entendi a forma do quasar. Aquilo era um feixe ou um único quasar? E os glúons?